PUBLICAÇÕES

PUBLICAÇÕES INDICADAS

Qual é a cor do invisível? A situação de direitos humanos da população LGBTI negra no Brasil


Publicado em setembro de 2020, o documento trás reflexões sobre a pesquisa feita pelo Raça e Igualdade, com o apoio de organizações locais parceiras, a respeito da situação dos direitos humanos das pessoas LGBTI negras no Brasil, reunindo dados e análises que dessem mais visibilidade a essa população.

Disponível para baixar no link:: https://raceandequality.org


DIVERSIDADE: Jurisprudência do STF e Bibliografia Temática

A publicação virtual do STF é uma coletânea com trechos de decisões e acórdãos sobre direitos LGBTI+.
Ano: 2020 

Disponível para baixar no link: biblioteca digital CNPLGBTI+




DOSIÊ: assassinatos contra travestis brasileiras e violência e transexuais em 2019

A ANTRA faz o levantamento anual dos assassinatos de pessoas transexuais e travestis no Brasil. Neste sentido a organização preenche uma lacuna fundamental para formulação de políticas públicas deixada pela ausência do Estado brasileiro. E, mesmos  os dados representando uma subnotificação da violência contra essa população o Brasil ainda é o país que mais mata pessoas trans no mundo, mesmo quando comparado com países em que é crime ser LGBT.
Disponível para baixar no link: https://antrabrasil.wordpress.com


Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs


O livro “Tentativas de Aniquilamento de Subjetividades LGBTIs”, organizado pelo Conselho Federal de Psicologia, por meio de sua Comissão de Direitos Humanos, apresenta um mosaico de histórias de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais (LGBTIs) que retratam os intensos sofrimentos ético-políticos e os processos de resistência decorrentes de diversas formas de violências, preconceitos, injustiças e exclusão.
Autor: Conselho Federal de Psicologia e Conselhos Regionais de Psicologia. Edição: 1

Disponível para baixar no link: https://cfp.org.br

Edição Especial da Revista PSICOLOGIA: Ciência e Profissão, sobre sobre Orientações Sexuais e Identidades de Gênero

O periódico é composto por 19 artigos selecionados mediante abertura de edital lançado em março de 2019. O objetivo do fascículo é fomentar a produção do conhecimento, a reflexão sobre as práticas profissionais, o enfrentamento às violências, as políticas e outras construções possíveis frente às orientações sexuais e identidades de gênero.
Ano: 2020
Alguns dos artigos que você vai encontrar:
- O Lugar da Psicologia Frente às Orientações Sexuais e Identidades de Gênero,
- Historicizando a Transexualidade em Direção a uma Psicologia Comprometida,
- Enfrentamento à LGBTIfobia, Afirmação Ético-política e Regulamentação Profissional: 20 anos da Resolução CFP nº 01/1999.
- Fósseis do Campo Psi: sobre Conversão de Orientação Sexual e Gênero.

Disponível para baixar no link:

Diretrizes Nacionais Feminicídio: Investigar, Processar e Julgar com Perspectiva de Gênero as Mortes Violentas de Mulheres

Cesta publicação, o Brasil busca aprimorar as investigações policiais, os processos judiciais e os julgamentos das mortes violentas de mulheres que tenham sido motivadas por questões de gênero, contribuindo para a implementação da Lei 13.104/2015 – que tipifica o crime de feminicídio.

Disponível para baixar no link: biblioteca digital CNPLGBTI+





Nossas Histórias, Nossas Vozes

O Livro é uma coletânea de artigos sobre trajetórias feministas de lésbicas e de mulheres bissexuais que ajudaram a construir o movimento que temos hoje. É uma realização da própria organização do X SENALEABI, que organizou a seleção dos artigos e o layout, além disso contou com a parceria da editora Metonia para sua publicação virtual. O livro foi lançado x SENALESBI, em Salvador, em 2018, e contou com participação de algumas das autoras.

Disponível para baixar no link: biblioteca digital CNPLGBTI+

VOCÊ TEM DIREITOS: Lgbtfobia Agora é Crime

A cartilha é uma publicação da Rede Afro LGBT que orienta sobre como acessar os mecanismos de denuncia sobre violações de direitos e violência racista, machista e lgbtifóbica, baseando-se na legislação brasileira, na decisão do STF sobre criminalização da lgbtifobia. Além disso traz orientações sobre como proceder para fazer denúncias internacionais, seja em caso de urgência ou de omissão do Estado Brasileiro.

Disponível para baixar no link: biblioteca digital CNPLGBTI+



Dossiê da Violência Contra a População Negra LGBTI

O Dossiê é fruto de uma pesquisa cujo público foi estabelece um diagnóstico a situação de violência e violações de direitos da população negra LGBT, tanto sociedade civil organizada quanto não organizada. Em segundo plano esta como público-alvo as/os gestoras/es que trabalham com políticas públicas específicas a este público e/ou de possível acesso, neste caso elencadas como assistenciais ou afirmativas.
Disponível para baixar no link: https://raceandequality.org


Comentários